A muito tempo vinha tendo problemas com minha conexão sem fio em casa. Tenho um modem router na sala de meu apartamento e, sem pre que o telefone que é sem fio tocava e eu atendia, ou então fazia alguma ligação, a internet caia e o sinal wireless era interrompido. Más porque isso acontecia? E como resolver?

O PROBLEMA

Hoje em dia, evitamos ao máximo ter usar aquele emaranhado de fios por nossa casa, e pra isso, cada vez mais usamos dispositivos sem fio como: modems, impressoras, microondas e telefones sem fio.

O X da questão é que cada um deles pode gerar interferência, e dependendo do caso, um pode acabar atrapalhando o funcionamento do outro. Acompanhe a explicação abaixo:

Em primeiro lugar é preciso entender que todo aparelho que transmite qualquer informação através de ondas de rádio ou microondas funciona em uma determinada frequência. Isso pode ser notado claramente através dos rádios AM e FM que, para que você consiga sintonizar alguma estação, é necessário primeiro achar a sua frequência, certo? As rádios FM, por exemplo, utilizam as frequências de 87,5 Mhz à 108 Mhz, já os telefones celulares trabalham, se não me engano, com frequências de 850 Mhz a 2100 Mhz (ou 2,1 Ghz), o que nunca veio a interferir nas conexões Wi-Fi que geralmente trabalham em frequência de 2,4 Ghz (ou cerca de 2400 Mhz).

Até aqui ok, entendi. Más como as ondas de rádio do telefone sem fio afetam minha rede Wireless?

Partindo para meu problema, como já mencionei acima, sempre que usava o telefone sem fio, a internet caia e o sinal wifi era interrompido. Sabem porque? Porque a maioria esmagadora dos modens que usamos, trabalham na frequência de 2,4 Ghz, infelizmente, na mesma frequência que é usada por vários modelos de aparelhos de telefone sem fio, ou seja, um interfere no outro, mas no meu caso, o telefone sem fio é que acaba prejudicando meu sinal de internet.

COMO RESOLVER?

Bem nem tudo está perdido. Uma das soluções consiste em entrar nas configurações do seu router e simplesmente mudar o canal em que ele está operando no momento. Estes routers (ou roteadores), fornecem sinal wireless para serem operados em determinados canais, e por sua vez, cada canal é uma frequência diferente, certo? Os telefones sem fio que causam interferência, são os que trabalham na frequência de 2,4 Ghz, que está bastante próxima de alguns canais de rede sem fio, como podemos ver nesta tabela abaixo:

canais-wireless-usados-no-brasil

Imagem: Palpite Digital

Os telefones sem fio tem largura de banda variável, o que dificulta o funcionamento do wifi nos canais da faixa 2,4 Ghz.

Agora vem a parte interessante. O que falarei agora, não é uma regra, pois cada roteador pode ter sua forma de se chegar na configuração de canais, porém, é muito fácil encontrar as configurações wireless, ou configurações de rede sem fio. Nesse local, é onde você configura o SSID (nome de sua conexão), a região (que país pertence), o modo (onde você pode escolher se é B, G, N ou todos juntos) e o que nos importa, que é o canal. Por padrão, a maioria dos roteadores vem com o canal 6 configurado. Como cada caso é um caso, se o problema não for resolvido, basta você ir trocando de canal, salvando as configurações e reiniciando o modem até achar um canal que não dê conflito com o seu aparelho de telefone sem fio ou com qualquer outro aparelho que possa atrapalhar a sua conexão.

Aqui eu tenho disponíveis os canais de 1 a 13, porém essa configuração pode variar de modem para modem.

Lembro aos amigos que essa é uma possível solução e que no meu caso não funcionou. Além de mudar para todos os canais disponível, cheguei a instalar o router em um lugar mais afastado do telefone, mas mesmo assim, nada, a internet sempre caia. Foi ai que tive que tomar uma solução drástica: Ou trocar o router, ou mudar de aparelho de telefone sem fio.

Para mudar de router, não adiantaria eu comprar um que funcionasse na mesma faixa de 2,5 Ghz, só ia prestar se eu pegasse um que funcionasse na faixa de 5Ghz! Sim eles existem, mas são muito difíceis de encontrar e na maioria das vezes, tem o preço salgadinho. Outra solução? Trocar o aparelho de telefone sem fio, coisa que eu já estava inclinado a muito tempo fazer, pois além de não ter visor para identificação de chamada, seus botões estavam já com um bom desgaste.

TELEFONES SEM FIO NA FREQUÊNCIA DE 1,9gHZ

Sim, telefones dem fio, também trabalham em frequências diferentes, mas tal qual os roteadores, o difícil é encontrar estes modelos, pois a maioria esmagadora é vendida na faixa de 2,4Ghz. Minha missão era encontrar um que trabalhasse em 1,9, pois assim, ficaria longe da faixa 2,4.

Não deu outra. Encontrei o modelo Intelbras TS 40 C Combo, no Extra da Paralela aqui em Salvador, vendido a R$ 149,00. O Combo, é porque, além de um telefone principal, vem um ramal. Achei um ótimo custo benefício.

Já tenho duas semanas usando esse modelo de telefone sem fio aqui em casa e até o momento, nenhuma interrupção em minha internet sem fio. Pra mim, foi uma solução definitiva, e agora quando quiser trocar o roteador, posso comprar sem me preocupar com a frequência que ele trabalha.

Comprar outro aparelho sem fio, foi a solução que funcionou pra mim, mas antes, faça os testes com os canais de seu roteador. Se ainda assim continuar o problema, a solução poderá ser trocar de telefone!

O Modelo em questão é o da foto abaixo:

Caso tenha gostado da solução e queira comprar esse combo, acesse este link aqui, do Submarino.

{}!

Share.

About Author

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor dos antigos expertstech.net e technodia.net

Leave A Reply