Um dos aspectos mais irritantes das variações de telefones e sistemas operacionais, é garantir que todos os seus contatos sejam transferidos para o novo dispositivo.

Antigamente, isso significava digitar manualmente incontáveis ​​nomes e números de telefone. Hoje, nossos smartphones pode fazer a maior parte do trabalho para nós.

Este guia irá concentrar-se no contatos do iOS para Android, mas os principais princípios deste guia, também poderá ajudar nesta tarefa com outras plataformas.

Configuração:

Primeiro, você vai precisar de uma conta do Gmail, pois com ela, a transferência dos contatos para qualquer plataforma vai se tornar bastante fácil. Se você não tiver uma conta do Gmail, isso pode ser rapidamente resolvido, pois basta acessar este link e criar uma nova conta.

Antes mesmo de tocar o seu novo telefone Android, conecte seu iPhone em seu pc/laptop e abra o iTunes. Após feito isso, encontre a guia “Informações” na barra de menu na parte superior da janela. No drop-down que se abre, selecione “Sincronizar Contatos com”, depois, selecione “Contatos do Google”, e em seguida, digite seus dados do Gmail na janela que aparece. Isso vai permitir que todos os dados de seus contatos como: nomes, números, e-mails, sejam armazenados na sua conta Google.

Sugiro que em seguida, faça login no Gmail e modifique o que achar necessário, antes de fazer a sincronia com seu novo aparelho. Se você já tinha uma conta do Gmail antes deste processo, você vai notar que a sua lista de contatos está maior, e provavelmente tem algumas duplicatas. Se você ver contatos duplicados, você vai precisar gastar algum tempo apagando ou modificando-os. É melhor fazer isso manualmente, mas o Google tem um “mesclar contatos” ferramenta que tenta fazer a mesma coisa, mas infelizmente não é muito preciso.

Esse processo todo, pode parecer entediante e muito trabalhoso, e realmente é! Más é um cuidado que você vai ter apenas uma vez. Depois de tudo certinho, basta apenas sincronizar.

Transferindo os Contatos

Agora que você tem seus contatos no Gmail organizados exatamente como você quer, é hora de colocá-los em seu novo smartphone. Caso ainda não tenha ligado seu novo aparelho, essa hora de fazer. Uma das primeiras perguntas que o Android vai te perguntar, é se você tem uma conta do Google. Basta inserir seus dados de acesso, que imediatamente começa a sincronia, ou seja, seus conatos estarão em seu novo aparelho em segundos. Não disse que era fácil?

No entanto, se você é um menino agoniado, ligou o aparelho e não fez a sincronia, sem problema. Para resolvermos isso, basta ir em: Configurações, lá, você vai encontra a opção “Contas e sincronização”, que mostra todas as contas que estão cadastradas em seu aparelho.  Na parte inferior da página, você verá um botão “Adicionar Conta”, clique nele, e adicione seus dados de acesso ao Google. Uma vez que você selecionar sua conta do Google, ele não só irá sincronizar todos os seus contatos para o seu telefone, mas também configura automaticamente seu e-mail.

Extremamente fácil. Não é?

Com a popularidade dos serviços do Google, ou seja, usar o Gmail para gerenciar seus contatos, é uma tremenda mão na roda para transferir os contatos para qualquer novo telefone.

Nós aqui, estamos o tempo testando novos aparelhos com diversos sistemas operacionais diferentes, e sem Gmail, o processo seria insanamente doloroso. Pode haver outras soluções para este processo, mas se você puder deixar tudo no Gmail, a transferência de contatos sempre será um passeio no parque.

Outras formas para o mesmo processo:

icloud

iCloud

Se você tiver habilitado o iCloud no seu iPhone, o backup de contatos é incrivelmente fácil. Acesse sua conta iCloud em seu computador, e depois, clique em “Contatos”. Então você tem a opção de selecionar os contatos tanto de forma individual, ou selecionar todos de uma só vez para fazer backup. Depois de selecionados, clique no ícone da engrenagem na parte inferior da página, e clique em Exportar vCard. Seus contatos serão baixados em um arquivo VCF, que poderá ser enviado para você por email, ou importado direto no Google. Aproveite e guarde esse arquivo em local seguro, pois nunca se sabe quando a gente vai precisar, ou quando nosso aparelho vai dar problema.

Usando aplicativos de terceiros:

Se você se assustou com todos esses passos para fazer o backup e transferência de seus contatos, e acha que um app poderia te ajudar nessa tarefa, também temos uma solução para você.

Um dos aplicativos favoritos para essa tarefa, é o My Contacts Backup, que tem versões tanto para iOS, quanto para Android.  O My Contacts Backup, é um aplicativo fácil de usar e eficiente.

my-contacts-backup

Faça o download, e ao abrir o aplicativo, ele irá vasculhar seu aparelho atrás de todos seus contatos. Uma vez que o processo for concluído, clique em Backup. Há também a opção de enviar por e-mail, o arquivo de que foi gerado, isso é importante para você ter uma cópia guardada.

Quando você começar a usar seu novo telefone, abra o seu e-mail, e clique no arquivo VCF que está em anexo, isso vai permitir que o telefone importe os contatos. Assim que estiver pronto, salve o e-mail na sua caixa de entrada no caso de você trocar de aparelho novo.

Para baixar o My Contacs Backup para Android e iOS, use os links abaixo:

My Contacs Backup | Plataforma: Android | Licença: Free
My Contacs Backup | Plataforma: iOS | Licença: Free

[divider][/divider]

Espero ter ajudado nessa tarefa, que para muita gente é um martírio, porém, seguindo esse tutorial, garanto que não terá dor de cabeça.

Tem algo a acrescentar? Diz ai nos comentários.

Share.

About Author

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor dos antigos expertstech.net e technodia.net

Leave A Reply