A mais recente atualização do WhatsApp para Android, inclui um recurso surpreendente: um forte sistema de criptografia end-to-end, que já vem ativado por padrão. É a segurança mais forte usada em qualquer aplicativo de mensagens de texto, mesmo em comparação com ferramentas similares de gigantes como Google, Microsoft e Apple. Essa novidade foi adicionada pelo pessoal da Open Whisper Systems, em uma parceria que libera o código fonte do aplicativo, para inclusão de novos recursos. Pessoal do iOS, infelizmente pra vocês, nada de criptografia em suas conversas por enquanto.

Essa tecnologia chamada de “End-to-end”, na prática, significa que ao contrário de mensagens criptografadas pelo Gmail ou Facebook Chat, o WhatsApp não será capaz de decifrar as próprias mensagens, mesmo que a empresa seja obrigada por força da lei. A empresa irá configurar a troca de chaves entre os usuários, mas apenas os dois usuários terão acesso à própria conversa. Existem outras aplicações end-to-end encryption no mercado, como por exemplo: Cryptocat, SilenT Textex e o Telegram. Mas com mais de 600 milhões de usuários em todo o mundo, o WhatsApp é, de longe, a maior plataforma de adotar o sistema.

open-whisper-systems

Open Whisper Systems é mais conhecida como criadora do Signal, RedPhone e do TextSecure Apps. A turma do WhatsApp olhou para exclusivamente para o TextSecure em particular, pois a tecnologia usada mantém as mensagens criptografadas, mesmo se em algum momento essas chaves sejam capturadas, pois se destroem, o que eles chamam de Forward Secrecy. Para atestar a eficiência, o código fonte do TextSecure foi publicado para passar por testes e assim, resistiu a inúmeras auditorias de código público, ganhando muita credibilidade nos círculos de segurança. A Open Whisper Systems, disse que sua equipe vai continuar a melhorar seus aplicativos, e também falou que espera integrar essas melhorias ao WhatsApp no futuro.

Mesmo com tanta tecnologia, a implementação do protocolo ao coração do WhatsApp não foi tão fácil, pois estamos falando de nada menos que centenas de milhões de usuários.O CTO da Open Whisper Systems, Moxie Marlinspike, informou que foram necessários 6 meses, para que o código ficasse pronto para implementação, e isso ocorreu logo após a compra do WhatsApp pelo Facebook – “A maioria dos nossos esforços têm sido focados em fazer o nosso código mais fácil de ser implementado”, disse Marlinspike ao The Verge.

Para baixar a última versão do WhatsApp direto do site, clique no link abaixo:

WhatsApp | Versão: 2.11.448 | Plataforma: Android | Licença: Free

E você? O que acha? Não seria motivo da nossa justiça pedir uma intervenção que nem aconteceu com o Secret? Claro que são situações diferentes, mas imaginem uma situação que seja necessário o acesso a conversas do aplicativo, pois como foi informado, nem a própria empresa quebra o protocolo de segurança.

Vamos aguardar.

Share.

About Author

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor dos antigos expertstech.net e technodia.net

Leave A Reply