Google surpreende a todos e lança o Android O para Desenvolvedores

O Google nos últimos tempos, tem andado bastante ativo com o Android. Foi ontem que saiu a versão 7.1.2 do Nougat, sendo dado mais um passo para versão final, e, surpreendendo a todos, lançam o futuro Android O, em uma versão para desenvolvedores.

Esta nova versão era esperada para chegar, apenas no final do próximo mês, durante a conferência I/O, mas o Google resolveu abrir o jogo mais cedo, e lançou logo para seus desenvolvedores a primeira versão do Android O. Sabemos que apenas uma versão developer preview, imprópria para utilização no dia-a-dia, mas que mostra já tudo (ou quase tudo) do que esta nova versão vai trazer.

Novidades do Android O

São muitas as novidades que o Android O irá trazer, e elas foram detalhadas pelo Google. Começo mostrando uma das mais importantes, que é a limitação de apps em segundo plano. Com isso, o serão consumidos menos recursos, e quem irá agradecer é sua bateria, que irá durar mais.

Depois, temos a central de notificação, que agora irá agrupar as notificações por categorias. Pois além de se agruparem por aplicação, agora serão associadas e uma categoria.

android-o-notificacao

Mas as novidades não se resumiram a isso. O Google foi além e criou novas APIs. Uma delas, é a API de preenchimento automático, que vai permitir aplicações de terem acesso a esta funcionalidade, podendo o usuário definir qual sua aplicação preferida para realizar esta tarefa.

Como falamos anteriormente, o Android O vai finalmente trazer a função PiP (Picture in Picture) a smartphones e tablets. Isso vai nos garantir a possibilidade de usarmos janelas flutuantes ao mesmo tempo que usamos o restante das aplicações. (Posso estar enganado, mas não é uma função dessa parecida que os smarts da Samsung tem? Me corrijam)

A exibição de imagens no Android O está melhor, isso se reflete nos “ícones adaptáveis”. Estes ícones irão mudar sua forma dependendo da necessidade da interface, assim, os programadores terão a possibilidade de mostrar imagens diferentes de suas aplicações, dependendo de que plataforma elas estejam rodando: Android TV, Auto ou Wear.

NB_Icon_Mask_Shapes_Ext_01NB_Icon_Mask_Shapes_Ext_02

E quando o Android O estará disponível?

Sendo esta uma versão de testes do Android O, claro que ficamos muito curiosos em saber quando sairá a versão final. Acreditem! Não vai demorar muito, e é já pra maio! Provavelmente durante a I/O.

Enquanto isso, continuo aqui com a versão 6.0.1 em Galaxy Note 5 🙁

android-o-updates

Os testes vão continuar, com pelo menos mais algumas versões como já estamos acostumados. A versão final pode ser que já surja no terceiro trimestre, com a apresentação dos novos Pixel.

E desse jeito, fica aberto o caminho para a próxima versão do Android O.

E ai? Empolgados?

Via pplware

Share.

About Author

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor dos antigos expertstech.net e technodia.net

Leave A Reply