Inteligência Artificial acabando com os médicos?

Estima-se que 20 milhões de pessoas morram todos os anos devido a doenças cardiovasculares. Felizmente, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, desenvolveu um algoritmo de machine-learning, usando inteligência artificial, que pode prever sua probabilidade de ter um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, tão bem quanto seu médico, ou até melhor!

O American College of Cardiology / American Heart Association (ACC / AHA) desenvolveu uma série de orientações, para estimar o risco cardiovascular de um paciente que é baseado em oito fatores, incluindo idade, nível de colesterol e pressão arterial. Em média, este sistema adivinha de forma correta o risco de uma pessoa a uma taxa de 72,8%.

Universidade de Nottingham

O que estes números significam:

Isso é muito preciso, mas Stephen Weng e sua equipe, se preparam para torná-lo melhor. Eles construíram quatro algoritmos de machine-learning, depois alimentaram dados de 378.256 pacientes do Reino Unido. Os sistemas utilizaram pela primeira, vez cerca de 295.000 registros para gerar seus modelos internos de previsão. Em seguida, eles usaram os registros restantes para testá-los e refiná-los. Os resultados dos algoritmos superaram significativamente as diretrizes AAA / AHA, variando de 74,5 a 76,4 por cento de precisão.

Analisando outros 83.000 pacientes que não estavam nos números iniciais dos testes, este sistema poderia ter salvo 355 vidas extra. Curiosamente, os sistemas de inteligência artificial identificaram uma série de fatores de risco e preditores não abrangidos nas diretrizes existentes, como doença mental grave e o consumo de corticosteroides orais. “Há muita interação em sistemas biológicos”, disse Weng à revista Science. “Essa é a realidade do corpo humano, o que a ciência da computação nos permite fazer é explorar essas associações”.

Via engadget

{}!

Share.

About Author

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor dos antigos expertstech.net e technodia.net

Leave A Reply