Recebeu um email em sua caixa de entrada com esse título assustador? Você é daquele tipo de usuário que não aguenta ver um mail de banco pedindo para atualizar a senha, ou não aguenta ver um mail de um amigo que diz: Clique aqui e baixe as fotos da festa! Festa essa que você nem foi!

Pois é… Essa é uma das armas dos scammers, criminosos virtuais que usam de engenharia social e muitas vezes contam a inocência do usuário (para eu não chamar burrice mesmo), para poder pegar gente desavisada como você.

Saiba que esse tipo de ataque acontece com mais frequência do que imagina. Ataques que tem apenas um objetivo, pegar suas senhas de banco, e em alguns casos, sequestro de informações e documentos! Sim sequestro, porque depois de roubar seus dados, os criminosos entram em contato solicitando resgate! Tá rindo? Saiba que você pode estar infectado agora mesmo! Parou de rir né? Pois é…

Hoje pela manhã também recebi esse aviso em minha conta do Hotmail. Más vamos analisar com cautela essa mensagem:

informativo-recadastro-ultimo-aviso-bradesco

1 – A primeira regrinha: Eu tenho conta no Bradesco?
Se não tem, é meio que óbvio que não precisa clicar e abrir certo? Logo, apague.

2 – O seu banco, nunca irá mandar email pra você!
A menos que tenha solicitado. Na dúvida, não abra, ligue para o banco e certifique-se disso.

3 – O título do email (atenção nos mínimos detalhes!)
Se reparou bem, o título do email é bem grotesco e com erro de português. Fora que, é praticamente uma ameaça!

4 – O corpo do email (apresentação, redação, links)
Vamos lá… Sei que costuma receber lotes de email com propagandas todos os dias. Reparou que existe um mínimo de cuidado com a apresentação? Imagens bonitas, texto bem alinhado e coisas do tipo não é? Olha a imagem acima… Tem cara de profissional isso ai? Apenas o logo do Banco e mais nada, além do texto alinhado ao centro. Coisa de quem fez com pressa, de quem quer apenas pegar o usuário mais descuidado e afoito, que claro, pode muito bem SER VOCÊ.

Outra coisa que tem que ser levado em conta é quanto ao link que está na mensagem: Se você simplesmente encostar o ponteiro do seu mouse (encostar e não clicar!), vai poder observar que ele te levará para um outro endereço que não tem nada a ver com o Bradesco.

Ou seja gente, são cuidados mínimos e que poderão salvar vocês de grandes dores de cabeça no futuro. Desconfiem sempre desse tipo de mensagem.

Até a próxima!

{}!

[lomadeewpro category=’6058′ keywords=’xbox, playstation, nintendo’]
Share.

About Author

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor dos antigos expertstech.net e technodia.net

Leave A Reply