Pratica apesar de comum, outras empresas como Google e Apple costumam avisar seus usuários

Não é incomum e nós bem sabemos disso, que o Google ou a Apple coletem dados para “melhorar a sua experiência de usuário” no uso de seus produtos, mas é algo inteiramente “normal” quando as empresas fazem essa coleta avisando o usuário. Esse não é o caso da OnePlus, que vem coletando enormes quantidades de dados de seus usuários.

O problema foi destacado primeiramente por Christopher Moore em seu blog pessoal, onde ele afirma que conectou seu OnePlus 2 com um proxy, para controlar o tráfego de internet do dispositivo, isso tudo como parte de um Hackathon em que ele estava participando. Ao monitorar o tráfego, ele descobriu que o OnePlus estava coletando muitos dados do usuário: números IMEI, endereços MAC e até timestamps para quando você trava/desbloqueia seu telefone ou a tela é desativada.

Os dados coletados ainda retornam os timestamps de data e hora no caso de você abrir ou fechar aplicativos. Sua esposa com certeza pode até não saber a hora que você abre aquele Tinder maroto, porém, a OnePlus certamente sabe… Moore destaca que ele conseguiu ver os períodos de tempo em que ele teve o Slack e o Microsoft Outlook abertos, todos marcados com o número de série do telefone, que o amarra diretamente ao dispositivo desde que ele o comprou da OnePlus. Tenso!

Oneplus

A boa notícia é que uma solução foi encontrada. E o culpado em coletar os dados, é o OnePlus System Service. Você pode removê-lo via ADB e seu telefone não precisa ter root pra isso.

Como remover o OnePlus System Service App

1. Instale o ADB no seu computador.
2. Conecte seu dispositivo no seu computador via USB.
3. Ative a depuração USB em seu dispositivo.
4. Execute o seguinte comando:

 $ adb shell pm uninstall -k –user “0” net.oneplus.odm.provider 

Coloca aí nos comentários se você desabilitou o serviço.

Share.

About Author

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor dos antigos expertstech.net e technodia.net

Leave A Reply