Mais uma tentativa de roubar seu Apple ID pelo iMessage, conta com falta de atenção do usuário

É sempre assim: toda vez que um post é lançado avisando as pessoas de novos scams que usam o iMessage, muitas pessoas agradecem, bem como recebemos vários comentários cheios de rage, falando que esses golpes são tão óbvios que ninguém mais cai nisso, e que continuar avisando é uma perda de tempo. Esse tipo de pensamente é no mínimo absurdo e estúpido, pois o que não falta é gente que cai nesse tipo de coisa e tenha certeza: Se continuam investindo nesse tipo de golpe, é porque ele trás retorno, obviamente.

Sabe o mais engraçado? Lendo um site sobre segurança, me deparei justamente com uma história bastante parecida com a que costumo passar por aqui… Um usuário do site, desses que costumam reclamar de posts, entrou em contato avisando que sua esposa tinha sido vítima de um scam pelo iMessage… E o resultado? Teve seu Apple ID e dados pessoais roubados.

Por mais que possa parecer idiota a você que se acha o “espertão da tecnologia”, com certeza pode ter pessoas que orbitam ao seu redor que não tem o “mesmo nível de conhecimento” que você julga ter. Por isso amiguinho, sempre leve a sério esse tipo de notícia: avise e compartilhe.

E como não poderia deixar de ser, apareceu no Reddit essa semana, um tópico que chama atenção, pois usa o mesmo tipo de “ataque” ao iMessage. Como seus antecessores, esse golpe tenta roubar seus dados de acesso da Apple, contando com a falta de conhecimento dos usuários.

A mensagem que aparece é mais ou menos assim:

“A sua Apple ID vai expirar hoje. Clique aqui para atualizar e evitar a perda de aplicativos e serviços.”

iMessage

Existem vários sinais de alerta de que isso é uma farsa, e esses sinais de alerta são óbvios para usuários experientes. Nós estamos olhando para uma mensagem de texto de um usuário chamado “iMessage”, o AppleID está faltando um espaço, a URL não aponta para um domínio da Apple, e a letra inicial da palavra Apps está maiúscula sabe-se lá o motivo. Tem mais! Os IDs da Apple nunca expiram, é claro.

O problema é que, embora essas coisas possam ser evidentes para você, elas não são evidentes para todos. Os usuários de smartphones mais antigos, em particular, tendem a ser vítimas desses golpes com mais freqüência do que se imagina. Se você tocar no link, você é levado a uma página na qual você é solicitado a inserir seu login da Apple. Ou seja, bastou inserir os dados e já era, eles ficaram de posse de seus dados.

Ignorar fraudes como essa é fácil. Mas não custa nada avisar seus familiares e amigos.

Share.

About Author

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor dos antigos expertstech.net e technodia.net

Leave A Reply

Redes Sociais:

Também estamos no Google+ Nos siga por lá!!

Bitdefender Mobile Security