Sei que muita gente já ouviu falar nessa palavrinha “ePub”, mas poucos sabem realmente o que é e para que serve. Basicamente trata-se de um padrão internacional para e-books, livre e aberto, organizado por um consórcio de empresas chamado IDPF – International Digital Publishing Forum. Encabeçam o IDPF empresas como Sony, Adobe, Microsoft, entre várias outras. Ou seja, um formato digita de arquivo, onde você pode colocar em seu smartphone, computador ou tablet e ler sem precisar levar o livro físico pra todo lado.

Indo mais a fundo

O ePub é um arquivo produzido em XHTML, basicamente os mesmos códigos usados por uma página simples da Internet (HTML), acompanhado de uma folha de estilos .css para o controle do design e da diagramação. Imagens e fotos são embaladas, junto com o conteúdo – um arquivo para cada capítulo, em um arquivo com extensão .ePub. Essa extensão é reconhecida pelo computador, também, como um arquivo compactado.

Ou seja, o ePub é feito de tecnologias e linguagens já dominadas pelas pessoas. Como disse o Sérgio da DM9DDB durante o Congresso do Livro Digital, o editor que quiser criar livros em ePub só precisa contratar um programador de HTML4, que ele saberá perfeitamente como criar livros em ePub. A afirmação do Sérgio está correta!

A adoção do formato ePub, internacionalmente, decorre de duas necessidades básicas. A primeira, estabelecer um padrão aberto para os e-books, que não pague royalties para nenhuma empresa e possa ser aperfeiçoado ao longo do tempo, à medida que o mercado evolui. A segunda, bastante prática, é permitir que o livro possa ser lido pela maior quantidade de aparelhos e programas possíveis, usando apenas um formato, para economizar tempo e dinheiro através de toda a cadeia de produção de e-books. Por isso, a escolha da linguagem XHTML e a simplicidade do formato ePub foram decisões refletidas, que visaram facilitar a adoção e o emprego do formato sem maiores dificuldades e investimentos.

download livros epub - livros em epub download

Um livro feito em ePub permite que a leitura seja uma experiência boa em qualquer tipo de tela, independente do tamanho, ou do sistema. Pode-se aumentar ou reduzir o tamanho da fonte, alargar ou diminuir o tamanho da página.Com isso, é possível ler o mesmo e-book, o mesmo arquivo, em vários aparelhos, tanto faz se a leitura é no celular, no iPhone, no Sony Reader ou no PC. O texto é redimensionado automaticamente para o tamanho da tela.

Vantagens e produção

Há uma enorme vantagem operacional para os editores, que adotam o formato ePub. Um arquivo ePub é escrito em XML. Essa é a linguagem do futuro. Conteúdos escritos podem ser facilmente convertidos por ferramentas automáticas, quando estão marcados na linguagem XML. Simplificando bastante, o XML permite classificar cada trecho de um texto com um determinado rótulo. Hoje isso pode parecer pouco importante. Daqui alguns anos, porém, com o progresso da Internet e o surgimento do que os pesquisadores chamam de “Web Semântica“, esse tipo de classificação será extremamente útil para relacionar, linkar e gerar novos conteúdos online. Ter seus livros, desde já, em XML, representa uma vantagem competitiva e uma economia considerável em investimentos, alguns anos a frente.

Alguém irá fazer a objeção de que publicar e-books apenas em PDF é possível. Sim, é claro que é possível. Mas a flexibilidade para criar e distribuir conteúdo, no PDF, é muito menor. A leitura só fica boa, e olhe lá, em alguns computadores. E mesmo assim, a experiência de leitura é fraca, já que é necessário o scrolling constante da tela, tanto na horizontal, quanto na vertical. Para efeitos de cognição, a leitura deve ter a menor distração possível. Além disso, os leitores não são bobos. Eles sabem como é fácil criar um PDF, e publicar somente um PDF indiscutivelmente derruba o valor intrínseco do e-book. Afinal, com um PDF o editor está oferecendo só o basicão.

Transformar para ePub um PDF, InDesign, Quark Xpress, Word e outros, não é tarefa fácil. Existem ferramentas que transformam PDF’s e documentos automaticamente em ePub, das quais a melhor e mais conhecida delas é o Calibre, um programa gratuito. Para um nível profissional de produção do ePub, o Calibre é insuficiente. Quem espera vender e-books, precisa investir em aprendizagem, treinamento e testes, muitos testes. Aqui na Simplíssimo, estamos prontos para oferecer serviços de conversão de qualidade aos editores brasileiros, aplicando, na prática, o que parece ser apenas teoria.

A produção de um e-book em ePub demanda o conhecimento dos padrões do ePub, ferramentas adequadas para a produção (embora, teoricamente, qualquer editor de HTML possa ser utilizado), um ambiente de teste da qualidade final dos arquivos produzidos e – fundamental – a utilização inteligente das tags de classificação do livro, os metadados, que substituem no mundo eletrônico a velha ficha catalográfica. Mais importante ainda do que o formato ePub em si, o editor precisa estar muito atento à qualidade dos metadados agregados ao seu e-book. É através deles que os buscadores (Google, etc) e os sistemas das livrarias online localizarão o livro. Considerando que a maior parte das vendas online de e-books ocorrem através de buscas, a precisão e o fornecimento correto dos metadados são críticos para a venda – ou não – de um e-book.

Essa história toda é muito bonita. Más onde baixo livros em ePub?

Livraria do Exilado

Existem vários sites para baixar livros em ePub, bem como revistas. O mais famoso e que eu recomendo fortemente, é a Livraria do Exilado, antigo ePubBR. Site em português e com um acervo enorme! Além dele, você também poderá gostar:

 – Brasiliana USP:

O site da Brasiliana USP disponibiliza 3.000 livros para download gratuito, que incluem livros raros e manuscritos históricos, além de diversos clássicos. A ideia é que no futuro o acervo aumente para 25.000 livros.

Os prós: além do vasto acervo e do fato de estar tudo em português, o site é bonito e bem funcional, fácil de usar.

Os contras: não é necessariamente uma desvantagem, mas há momentos em que fato das obras serem livros reais digitalizados é incômodo. Outro problema é a falta de alguns autores consagrados (como Machado de Assis), que ainda estão sendo incluídos.

 – Feedbooks

Feedbookscomo o próprio nome (algo como “livros-alimentação”, em inglês) sugere, é delicioso do começo ao fim. Seu slogan – “Comida para sua mente” – já entrega a utilidade do site, que traz obras em domínio público e novos também.

Os prós: o site é funcional; a formatação dos livros é particularmente agradável de ler; e, principalmente, permite que você escolha entre os clássicos (domínio público) ou inéditos (autores desconhecidos que disponibilizaram seus livros).

Os contras: primeiro, o site é inteiro em inglês e só oferece livros em inglês; além disso, se você simplesmente apertar o botão “Download”, o livro será baixado no formato epub, para Kindles e tablets. Para baixar em PDF, você deve clicar no nome do livro, e depois selecionar a opção PDF.

 – DomínioPúblico.gov

Iniciativa do Governo Federal, o site do Domínio Público reúne grande parte do material que já caiu em domínio público (passou tanto tempo da morte do autor que a família já perdeu parte dos direitos sobre a obra). E o que é melhor: o conteúdo inclui vídeos, músicas…

Os prós: o site tem um acervo muito vasto – dá pra encontrar de tudo, desde a obra completa de Machado de Assis, até tradução da Divina Comédia para o português.

Os contras: o site não é muito funcional; a formatação dos livros também não é particularmente atraente.

Se souberem de mais sites, por favor, postem ai nos comentários!

{}!

[lomadeewpro category=’10232′ keywords=’tablet’]
Share.

About Author

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor dos antigos expertstech.net e technodia.net

5 Comentários

  1. Fábio Luis Manfio on

    Ola amigo

    Tenho um tablet da sansung e queria baixar e ler HQs e revistas, tentei baixar um programa que le epub e baixei arquivos epub mas mesmo assim não dá certo, o que pod eestar acontecendo ?

    abraços

  2. boa noite

    como posso baixar um leitor epub de modo seguro? o baixaki traz um monte de programas embutidos, fico insegura.

Leave A Reply