AndroidDicasGadgetsGoogleLGPrimeiras ImpressõesSistemas OperacionaisSmartphones e TelefoniaVida Digital

Nexus 4 – Primeiras impressões

Pois é amigos! Meu casamento com o Motorola RAZR D3 não durou muito. Comprado em abril deste ano, vendi o aparelho. Não que ele fosse ruim, muito pelo contrário! Sentirei saudades, principalmente de sua bateria monstruosa… Más, achei que tava na hora de ter pra mim (e apenas não testar e depois devolver) um aparelho top de linha e com uma tela grande. Não estava cheio da grana sobrando pra isso, não estava mesmo!! Más um conjunto de situações me deram a oportunidade de pegar o Nexus 4.

Quem me conhece, sabe que não gasto quase nada em aparelhos novos. Primeiro, por ter um cuidado tremendo com os que estou usando. Não deixo cair e nem arranhar. Segundo, como vendo os meus antigos bem novos e conservados, além de ir junto caixa, acessórios, nota fiscal e garantia, o investimento que tenho que fazer para pegar um novo, é bem baixo. E foi exatamente isso que aconteceu.

Nexus 4

Toda a minha negociação, foi feita pelo Mercado Livre. Lugar que, se você tiver a manha, raramente terá dores de cabeça. Vendo meu Motorola a um usuário de lá e por lá mesmo comprei o Nexus. Tomando o cuidado sempre de negociar com usuários daqui de Salvador, onde poderia testar e só pagar após ver que estava tudo ok.

Peguei o Nexus lacrado, com nota fiscal e garantia pelo valor de R$ 900,00. Achei que foi um ótimo investimento, levando em consideração seu preço nas lojas.

Ao abrir a caixa, você da logo de cara com o aparelho. É grande, mas sua pegada é boa e deixa o mesmo bem seguro e confortável na mão. Tá certo que, as vezes tenho que fazer um certo esforço para fazer com que meu dedão chegue a extremidade da tela… Mas fora isso, tudo ok, e aliás, já esperava…

Nexus 4

Fora o aparelho… O pacote é o mais seco possível. Cabo de dados, adaptador de parede usb para carregar o aparelho e uma espécie de chave com uma ponta, para abrir a gaveta que receberá o sim card. Alías, ele só aceita micro sim hein! Nada de chip normal por aqui. Não sei porque a indústria não cria logo um formato único pra isso… O que me chamou atenção no pacote, é que a LG não mandou fone de ouvido! Poderia ser um in-ear simples, tipo que vem nos galaxy s3/s4, mas não… Não veio nadinha… O fone pode ser comprado a parte na Play Store americana  por US$ 20,00.

Nexus 4

A experiência de usar o Android puro!

Esse Nexus já sai de fábrica com a versão 4.2.2 Jelly Bean. O que é ótimo, pois muitos flag ships de outras marcas, ainda estão versão 4.1.2. O melhor foi chegar em casa, plugar ele na rede, e ver que já tinha disponível a versão 4.3 para download!

Nexus 4

E nesta imagem, o Jelly Bean na versão 4.3 pronto para instalação 🙂

Nexus 4

Após a instalação, ai sim, fui fuçar o sistema de fato. Como seus antecessores, o Nexus 4 é um dos poucos aparelhos a sair de fábrica com uma cópia “limpa” da mais recente versão do sistema operacional Android, no caso a 4.2.2 (já atualizado para a 4.3). É o Android em sua forma mais pura, sem nenhum tipo de modificação por parte de fabricante ou operadora. Nada de demos de jogos ou apps de utilidade duvidosa pré-instalados, nem interfaces modificadas (como a TouchWiz da Samsung e porque não, a da própria LG que acompanha os Optimus).

E por ser um Nexus, temos a certeza eque que será o primeiro a receber uma atualização oficial vindo do Google, sem tem que esperar e sem passar pela demora interminável dos fabricantes e operadoras.

Usar o sistema operacional assim, puro, é sem sombra de dúvidas uma nova experiência. Tudo flui, tudo é rápido. E o pacote de aplicativos que vem (Google Apps), é o suficiente para ligar o aparelho e já sair usando sem muita frescura.

Nexus 4

Especificações Técnicas

Quase esqueço disso! Basicamente, esse é o que chama atenção no Nexus 4:

Tela: True HD IPS Plus – 4.7″ – 768×1280
Proteção: Corning Gorilla Glass 2
Armazenamento: Versões de 16 e 8 gigas
Dados: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n – Bluetooth 4.0 – NFC
Câmera: Traseira 8mpx e frontal 1.3 – Filma em full hd a 30fps
Chipset: Qualcomm APQ8064 Snapdragon
Processador: Quad-core 1.5 GHz Krait
GPU: Adreno 320
Memória: 2gb RAM

Para informações mais detalhadas, clique aqui.

Observações

– Destaco o desempenho do aparelho, é absurdamente rápido, não terá o que reclamar.
– A bateria é igual a maioria dos top de linha do mercado. No final do dia, uma carga será necessária.
– Terá que comprar um fone de ouvido (ou não…)
– Não tem rádio FM
– Tem fotos com HDR
– Tela enorme e brilhante
– Câmera na média do mercado. Não é nenhum Lumia 1020, mas não deixa a desejar!
– 2gb de RAM, mais que a maioria do mercado.

Depois disso, só posso dizer que, aguardem um review. Irei usar por um mês inteiro e só depois disso, farei um grande review com minhas impressões. Não gosto desse pessoal que usa o aparelho por no máximo uma semana e já tem opinião formada.

Caso queiram ficar antenados com tudo acontece com o Nexus 4 pelo mundo, com novidades, dúvidas, dicas e claro, bater um bom papo e conhecer gente bacana e batuta, não deixe de fazer parte do primeiro grupo no Facebook em língua portuguesa sobre o Nexus 4! Clique aqui e faça parte!

Vou ficando por aqui, por enquanto… Aguardem novidades!

{}!

Etiquetas
Mostrar mais

Alex Rodrigues

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor dos antigos expertstech.net e technodia.net

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Obrigado Alex pela analise. Achei bacana e preciso. Sou usuário 100% conquistado pelo aparelho que comprei na Europa.
    Gostaria deixar duas informaçoes:
    – o meu aparelho veio com fone de ouvido
    – Cuidado com a tela, ela é frágil e pode quebrar facilmente.
    Estarei esperando as suas segundas impressões…. Affaire à suivre.

  2. Valeu Fabrice! Olha ai! Bem que desconfiei que haveria certos locais que tinham um pacote de acessórios diferente… Fiquei sabendo que até bumper vem, em alguns casos. Não entendi porque no nacional não veio 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar