AndroidAplicativos MobileCotidianoDownloadGoogle PlayiOSSistemas Operacionais

Feedly fora do ar: Conheça 4 excelentes alternativas ao popular serviço de feeds

Quando o o Google resolveu acabar de vez com o excelente Google Reader, iniciou-se uma corrida para ver qual serviço herdaria o seu trono e tomaria a coroa de principal serviço agregador/leitor de feeds/rss.

De uma forma geral, o Feedly é o serviço que conseguiu trazer mais usuários para sua plataforma, tornando-se assim preferência dos órfãos do Google Reader. O porque, está na facilidade de uso, interface limpa e bem configurável, além de ter excelentes apps tanto para Android, quanto para iOS.

O que acontece é que, hoje, o serviço ficou bastante tempo fora do ar, devido a um ataque de DDoS e por conta disso, muitas pessoas (incluindo a mim) sem ler seus principais veículos de notícias. Isso é uma cisa que me irrita bastante. Não por culpa do serviço, pois afinal uso de forma gratuita e não posso reclamar (eu pelo menos penso assim), mas me culpo, por não ter um plano B, e só pensamos nisso, quando esse tipo de coisa acontece. O mesmo posso dizer com relação ao WhatsApp que vive caindo.

Sendo assim, que tal termos alternativas ao Feedly? Listarei abaixo, quatro serviços que poderão salvar sua vida (exagerado…), quando isso voltar a acontecer. Lembro aos amigos, que sou usuário de Android, logo, não espere encontrar aqui links para outras plataformas (apesar de ter 🙂 ).

The Old Reader

Provavelmente, um dos serviços mais usados juntamente com o Feedly. Basicamente, é um serviço tal e qual ao antigo Google Reader, inclusive com interface bastante parecida. Mas, ele não é uma cópia discarada do serviço do Google, ele tem funções interessantes, como o Spritz, um sistema capaz de aumentar a sua velocidade de leitura. Esse sistema, aliás, tem um app na Google Play.

the-old-reader

Para aqueles que têm um monte de assinaturas e pretende gerenciar mais de 1.000 itens por dia, provavelmente o The Old Reader será sua melhor opção.

Infelizmente, pelo menos por enquanto, você só poderá usar sua versão online, pois o mesmo ainda não tem um app oficial em nenhuma das principais lojas de aplicativos do mercado.

The Old Reader | Licença: Gratuito

Digg Reader

O Digg Reader, não era um leitor de feeds/rss quando nasceu, era basicamente como um lugar onde o internauta (nunca mais tinha usado essa palavra 🙂 ) ia para ver o que “bombava” nas interwebs, que assunto, que matéria, que hashtag. Era uma espécie de termômetro da época. No entanto, com o falecimento do Google Reader (que Odin o guarde…), nada mais cômodo que lançar um serviço semelhante, para também tentar abocanhar parte dos usuários órfãos da ferramenta de Mountain View.

the-digg-reader-android

O Digg Reader foi lançado não só em uma versão web, mas já com aplicativos para as plataformas mais mainstream do mercado: Android e iOS. Nesse quesito, já ganha pontos comigo, pois gosto muito de ler notícias e compartilhá-las através de meu smartphone.

Sua interface simples e de fácil configuração, com certeza vai agradar aos mais exigentes.

Digg Reader | Licença: Gratuito
Download: AndroidiOS

gReader

Se tinha uma aplicação que se baseava totalmente no Google Reader, ela se chamava gReader. E por ser tão dependente, quando o serviço do Google teve a cabeça separada do pescoço, tal e qual Ned Stark, eles tiveram que se mexer e procurar uma forma de sobreviver. Por outro lado, isso podia ser uma grande oportunidade, pois afinal, seu maior competidor tinha acabado de ser assassinado pelo próprio pai.

gReader-android

O gReader hoje, é uma das melhoreas aplicações para leituras de feeds/rss no Android. E o mais legal, é que ele tem compatibilidade com outros serviços como o Feedly e o The Old Reader, ou seja, você pode importar de forma bastante transparente, seus feeds/rss de uma plataforma, para a outra.

O aplicativo a princípio é gratuito, más seus desenvolvedores pedem uma doação via PayPal, caso você ache que valha a pena. A Doação é em Euros e pode ser qualquer quantia. Não existe versão para outra plataforma, apenas Android.

gReader | Licença: Gratuito
Download: Android

Press (Leitor RSS)

O Press, não é uma agregador de feeds/rss, é apenas uma aplicação que cumpre esse papel. Ele suporta serviços online como o Feedly, más também funciona com outros três.

E essa é uma solução que recomendo fortemente: Termos assinatura em vários desses serviços, pois se um cai, podemos usar o outro sem problema, e no caso do Press, podemos fazer isso nesse aplicativo, com a vantagem de termos sempre a mesma interface. para outro, mas continuar a usar a mesma interface.

press-android-app

Infelizmente ele não é gratuito, mas não custa um absurdo. Se você é um leitor ávido, acho que R$ 6,69 não vai te deixar mais pobre, vai?

Press (Leitor RSS) | Licença: Pago – R$ 6,69
Download: Android

E ai amigos? Faltou alguém ai nessa lista?

Etiquetas
Mostrar mais

Alex Rodrigues

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor dos antigos expertstech.net e technodia.net

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar