
Quero que observem bem esse horrível cenário, que foi descrito nesse anúncio da Unicef:
No anúncio, um menino de cerca de 4 ou 5 anos, com um enorme hematoma no rosto, entra em uma farmácia para obter uma medicação contra a violência das gangues. O farmacêutico lhe da um remédio, e o aconselha a tomar uma gota, junto com um cubo de açúcar: “Ele vai mantê-lo seguro, OK?”
Infelizmente, toda essa conversa, não passa de um sonho na cabeça do menino, e o farmacêutico é apenas um boneco, que o menino tenta brincar. A mensagem no final, nos lembra que a cada cinco minutos, uma criança morre em decorrência de violência. “Não há nenhuma vacina. Há apenas você”, ele continua.
O anúncio, em seguida, aconselha os espectadores a visitar o site: unicef.org.uk/violence. O anúncio vem na esteira de um relatório da Unicef UK, onde relata que 340 pessoas menores de 20 anos morrem todos os dias, principalmente de violência interpessoal, em vez de guerra.
Só achei meio estranho, o final do vídeo ser em português, o que me passou a impressão que aqui no Brasil, é onde morre mais gente nessa faixa etária. Mas será verdade? Entendi errado?
Fiz uma busca rápida, inclusive no site da UNICEF e não achei estes números, em contra partida, encontrei uma matéria no UOL, do dia 10/04 deste ano, que fala que o Brasil é o 16º país onde mais se mata, agrupando ai, 11% dos assassinatos do mundo, de acordo com a ONU.
Que nosso país é violento, não há dúvidas, e as vezes tem mais mortes que países em guerra. Más sei lá, achei meio estranha a parte final do vídeo. Tirem suas próprias conclusões:
[youtube youtubeurl=”35Ac7EnedPk” ][/youtube]{}!