Jato supersônico Aerion AS2 promete viagens entre Londres e Nova York em pouco mais de 4 horas

Quem ai lembra dos saudosos Concorde? Não lembra? Vou refrescar um pouco sua memória:
O Concorde é um avião comercial supersônico de passageiros, que foi produzido entre abril de 1965 e o final de 1978, pelo consórcio formado pela britânica British Aircraft Corporation e a francesa Aérospatiale. Seus voos comerciais começaram em 21 de janeiro de 1976 e terminaram em 24 de outubro de 2003, tendo sido operado apenas pelas companhias British Airways e Air France.
O Concorde era conhecido por seu design único e inconfundível. Além de voar a velocidades supersônicas e a alturas que, da janela do avião, dava para ver a curvatura da terra.
Em 21 de janeiro de 1976 o Concorde iniciou voos comerciais, ligando Paris ao Rio de Janeiro, com uma escala em Dakar. Voar no Concorde era uma experiência única. Tendo uma velocidade de cruzeiro em torno de 2,5 vezes a de qualquer aeronave de passageiros – 1.150 nós contra 450 nós, sendo 1.292 nós o recorde em 19 de Dezembro de 1985 – ele foi capaz de um feito memorável: um Concorde e um Boeing 747 da Air France decolaram ao mesmo tempo, o Concorde de Boston e o Boeing 747 de Paris. O Concorde chegou em Paris, ficou uma hora no solo e retornou a Boston, pousando 11 minutos antes do Boeing 747.
Mas infelizmente, um acidente fatal em 25 de Julho de 2000, em uma das unidades da Air France, causou a paralisação de toda a frota francesa e britânica. Este acidente foi o começo do fim para o os voos do Concorde.
Porém, parece que os tempos áureos dos voos supersônicos estão voltando, pelo menos, em um futuro próximo, e pelo que tudo indica, apenas para pessoas com a conta bancária bem cheia… O impressionante jato Aerion AS2 está finalmente prestes a se tornar uma realidade, graças a uma parceria entre as empresas: Aerion e Airbus. A dupla vai trabalhar no desenvolvimento técnico da aeronave conceito. De acordo com um relatório no site flyingmag.com, presidente da Airbus, Allan McArtor, foi citado dizendo que ele tem a intenção de levar o projeto, “a linha de chegada”, sugerindo que o jato vai sim, entrar em operação.
O Aerion AS2 é um avião privado projetado para atingir um público voltado para negócios e estar em todo a parte do mundo pelo dobro da velocidade, ou mais! A grande questão, então, é o quão rápido ele pode ser? A velocidade máxima de Mach 1,6, ou um pouco mais de 1.200 quilômetros por hora, além de velocidades de cruzeiro atingindo Mach 1.1 ou Mach 1.2, onde voos supersônicos não são permitidos, devido aos regulamentos de ruído relacionados com estrondos sônicos (sonic booms).
Isso se traduz em viagens muito rápidas. Londres a Nova York por exemplo, poderá ser feita em 4 horas e 20 minutos, enquanto de São Francisco a Tóquio, terá pouco mais de 6 horas, uma enorme poupança, quando você vai ver a diferença relacionada a voos convencionais. Dentro do Aerion AS2 há espaço para 11 passageiros acomodados de forma bastante luxuosa, com salas de jantar separadas, camarote, além de chuveiro.
Se você está se perguntando quando você vai ter a chance de vê-lo em ação, A empresa Aerion diz que quer começar com os voos de teste em 2019, seguido pela certificação final para uso comercial em 2021. Ainda há muito a ser feito durante este tempo. Por exemplo, o Aerion AS2 precisa de três motores, e nenhum parceiro para essa tarefa foi encontrado.
Como existe um intervalo de 5 anos para o primeiro voo experimental do Aerion AS2, isso poderá nos dar bastante tempo para juntar a grana projetada de construção de uma unidade, que gira em torno de U$ 100 milhões de Obamas…