PC com Windows em um pendrive? Intel vai tornar isso realidade em uma loja perto de você

Enquanto os fabricantes de smartphones fazem aparelhos cada vez maiores, pois afinal, essa é a modinha da vez, os fabricantes de PCs, parecem estar indo para o caminho contrário. Desktops encolhem a cada dia, all-in-ones tem se tornado cada vez mais popular, e os minis PCs da Maingear, Gigabyte, Zotac, ViewSonic, Dell, Lenovo e outros, de uma forma ou de outra, estão evoluindo, aumentando performance, e entregando produtos realmente interessantes em gabinetes cada vez menores.
E nesse caminho da diminuição dos PCs, a Intel, em sua última conferência para investidores, mostrou um inocente pendrive, que visa pegar emprestado os engenhosos conceitos por trás dos já famosos Chromecas e Fire TV, e com isso, levar esse conceito a um novo patamar, ao próximo nível.
No momento, o “Intel Stick PC”, está na base de protótipo e em fase bem verde ainda. Na conferência, a Intel apenas falou de características e capacidades, de forma bastante superficial. Porém, informou que que o produto poderá estar pronto para comercialização já em 2015 e além disso, em uma de suas configurações mais simples, poderá vir com Windows 8.1 embarcado.
Mas pensando friamente aqui: Poderia um PC com Windows rodar em um simples pendrive? – O vice-presidente sênior da Intel, Kirk Skaugen, comparou o “Intel Stick PC” ao produto da Dell, o Wyse Cloud Connect, que funciona plugando o dispositivo a uma porta HDMI e transforma TVs simples, em smart tvs… Será que vai ser a mesma coisa? Bem provável, infelizmente. Tonara que não Intel, pois isso seria broxante!
A pergunta de um milhão de dólares é: quanto de potência é necessário para se encaixar uma solução descente de computação (esqueçam os dongles com Android) em algo do tamanho de um polegar? E armazenamento? Para rodar o Windows 8.1, com certeza não seria pouco. A maioria dos dongles baseados no Android, tem processadores dual-core ARM de baixa-potência 512 MB ou 1 GB de RAM, e 8 GB e espaço interno, o que convenhamos, não serve pra muita coisa, além de assistir Netflix…
Aguardaremos com fé Intel… Tomara que venha coisa boa dai.
{}!