Framework Xposed disponível para Android Nougat

Versão estável do Xposed finalmente disponível
Muitos irão dizer que o Xposed já estava disponível a muito tempo, ok, e vocês estão certos. Porém, não uma versão estável! E é ela que chegou finalmente ao Android Nouigat. Usuários avançados desse framework estão em festa, principalmente os que estão usando as versões 7.0 e 7.1 do Android em seus dispositivos. Esta ótima notícia chega no momento em que a comunidade de rooteamento Android, foi mais ou menos jogada em uma montanha-russa emocional, com a aposentadoria do criador do SuperSU: Chainfire.
Embora o ato de rootear venha se tornando cada vez mais uma ação de nicho, com toda certeza ainda existe excelentes motivos para fazê-lo. Um desses, talvez, seja a capacidade de usar o Xposed Framework e seu ecossistema de módulos. No entanto, não houve uma versão do Xposed estável por algum tempo, com o desenvolvedor principal, e realmente exclusivo da Xposed, o rovo89, perplexo pelas enormes mudanças do Google no ART (Android Runtime) no Android Nougat.
Mas o que é o Xposed?
Trocando em miúdos, é um aplicativo que pode ser usado apenas em dispositivos onde o “root” foi feito (pesquise o que isto quer dizer, ou você não poderá instalar o Framework Xposed), e lhe ajuda a modificar elementos em seu dispositivo, sem a necessidade da instalação de uma ROM customizada. É uma maneira de obter funcionalidades que você veria em OEM, ou mesmo ROMs personalizadas. E isso de forma muito simples, principalmente se você não está muito familiarizado com troca dessas roms, kernels personalizados e por aí vai. Tudo isso é feito através de módulos que podem ser adicionados ao framework, e existem vários, para diversas funções. E por escavar profundamente nas entranhas de Android, é que se deu o fato de seu desenvolvimento para o Nougat ter sido tão dolorosamente lento.
O desenvolvimento foi recheado de dramas particulares. Como o SuperSU, o Xposed não é um projeto de código aberto, e o atraso entre os lançamentos fez com que alguns fãs pedissem para o rovo89 abrir a fonte ou, no mínimo, aceitar novos desenvolvedores. O principal argumento (válido) contra isso, no entanto, tem sido um controle de qualidade. Com isso uma versão instável do framework vem sendo usada pela comunidade na versão 7 do Android.
Por enquanto, a história está terminando com um final feliz. O Xposed agora está disponível para dispositivos Nougat rooteados. Ainda não se sabe quando o desenvolvimento do Oreo vai começar, e muito menos acabar. E rumores dizem que rovo89, depois de uma aventura bastante longa e presumivelmente cansativa pelo Android Nougat, também pode se aposentar. E se isso acontecer, a comunidade estaria pelo menos por enquanto abandonada no que diz respeito a root.
Aguardemos!