MIUI 12 da Xiaomi é lançada globalmente com foco na privacidade
Seu smartphone vai receber a nova MIUI 12?

Embora a Huawei e, em certa medida, a ZTE, sejam os alvos atuais de extrema desconfiança, as empresas de eletrônicos chinesas sempre carregaram o estigma, garantido ou não, de ter uma consideração menos consciente da privacidade do cliente. A própria Xiaomi foi recentemente destacada por alguns lapsos de privacidade em torno da atividade de navegação na web. Não é surpresa portanto que, com a implantação da nova MIUI 12, ela também esteja transformando a privacidade em uma manchete, antes de qualquer um de seus outros novos recursos.
Ironicamente, ela também dedica apenas um parágrafo ao que diz estar no centro do desenvolvimento da MIUI 12. É certo que segurança e privacidade são os aspectos menos sensacionais de um sistema operacional, pelo menos até que tudo dê errado. Na MIUI 12, a Xiaomi vai dar ao usuário a oportunidade dele escolher nas opções de privacidade o que cada aplicativo irá fazer, como: localização, câmera, microfone, contatos e similares. Funções essas disponíveis já no Android 10. Ou seja, personalização em cima do que Android já oferece.
A Xiaomi dedicou sem surpresa nenhuma, uma boa quantidade de palavras às animações e recursos visuais implementados na versão mais recente de sua experiência personalizada do Android. Do movimento elegante dos ícones à leve abertura e fechamento das guias. A MIUI 12 promete agradar aos olhos, porém, se isso agradará os usuários com seu impacto na vida útil da bateria, apenas o tempo dirá…
Felizmente, as atualizações na MIUI 12 não são apenas profundas. Há um sistema de multitarefa aprimorada, onde existe a promessa de melhora no consumo a bateria. A MIUI 12 também está adotando o launcher dos aparelhos da linha Pocophone, que finalmente oferece aos usuários uma gaveta de aplicativos separada para manter suas telas iniciais limpas ou cheias apenas de widgets.
E quem poderá receber?
Quanto à maior questão de todas, a Xiaomi só tem datas definidas para lançar a MIUI 12 para o Mi 9, Mi 9T, Mi 9T Pro, Redmi K20 e Redmi K20 Pro a partir de junho. Para o restante dos aparelhos, por enquanto é um jogo de adivinhação. Más esperamos ver a nova MIUI 12 nos aparelhos mais tops das linhas Mi, Redmi e POCO.