AndroidAplicativos MobileDicasDownloadEntetenimentoGadgetsProdutividadeRedesSamsungTabletsTecnologia da InformaçãoTrabalho & CarreiraVida Digital
Tendência

Galaxy Tab A7 T500: Como o tablet da Samsung se tornou meu melhor companheiro de trabalho

Tablet com excelente custo benefício levou adiante minha produtividade

Um tablet para trabalhar? Não teria um PC ou notebook?

No trabalho, quem é que não quer ser mais produtivo? Quem não gostaria de poder fazer mais e com menos esforço? Pensando nesse aspecto que resolvi investir em um tablet. E no caso o escolhido foi o Galaxy Tab A7 T500, modelo apenas com wifi. Existe o modelo T505, que tem as mesmas especificações, porém com 4g. Aí, alguém pode me perguntar:

Porque não escolheu o modelo com 4g?

Não responderei agora, darei o motivo mais adiante.

Tenho um notebook Lenovo com um Core i3 de 10ª geração e 8gb de RAM. Serve exatamente pra tudo que faço na empresa. Más não quero ter que andar com ele pra cima e pra baixo quando precisar resolver uma coisa em outro andar, ou outra sala, e por isso o investimento no tablet. Mais mobilidade, sem perder produtividade, o que é primordial.

galaxy-tab-a7-t500-1

Galaxy Tab A7 T500 especificações:

Não poderia deixar de começar falando das especificações do Tab A7 T505:

Dimensões 247.60 x 157.40 x 7.00 mm
Peso 477.00 g
Ecrã Colorido / TFT
16M Cores, 60 Hz
1200 x 2000 px (10.40″) 224 ppi
∼79.0% screen-to-body ratio
Bateria Li-Ion 7040 mAh
O carregamento rápido Fast Charging
Memória interna 64 GB
Memória RAM 3 GB
Cartão de memória microSD, microSDHC, microSDXC (até 1 TB)
Sistema operativo Android 10 (11)
Interface One UI 2.5 (3.1)
Processador Snapdragon 662
Gpu Adreno 610
Câmeras Traseira: 8mpx
Frontal: 5mpx
Som Dolby Atmos
WLAN Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct, hotspot
Bluetooth 5.0, A2DP, LE
GPS Yes, with A-GPS, GLONASS, BDS, GALILEO

Muita gente poderá torcer o nariz para estas configurações e não vou mentir… Eu fiz o mesmo antes de comprar. Pensei seriamente em importar um Teclast com 4gb de ram, porém, com processador meio duvidoso. E por querer manter meu ecossistema dentro da Samsung, terminei comprando esse modelo por R$1.000,00 com nota e garantia. Não sei vocês, mas eu achei um ótimo negócio.

Achei também que, deveria ter uma daquelas capas que vem com teclado acoplado e na época da compra peguei a capa oficial da Samsung própria para o modelo. Gostei de usar? Gostei, porém, acentuação achei confusa e sentia falta de um trackpad. Poderia acoplar um mouse sem fio? Sim… Porém, ia ficar uma trambolhada, e se a ideia é ser produtivo com um tablet, não precisar usar um notebook, andar com esse kit não me passava pela cabeça.

Sempre gostei muito dos teclados bluetooth dobráveis, principalmente dos que tem um trackpad. Não deu outra! Acabei comprando na Shopee e não me arrependo! Apesar do teclado ser modelo inglês internacional, foi só fazer a configuração correta no android e pronto. Tenho um excelente teclado com trackpad, eliminando o mouse sem fio e deixando livre a porta USB-C, pois o teclado se conecta via bluetooth. Só vantagens.

Com relação a conectividade, optei com a versão wifi, pois como ando sempre com meu smartphone ao lado, basta compartilhar a conexão e pronto. Não iria gastar 300/400 reais a mais apenas para ter o 4g, fora que seria outro chip para administrar…

Más e aí? E esses 3gb de RAM do TAB a7 T500?

Depende… Para o que faço, para o que me propus, sim, está servindo sem problema nenhum. Agora, se sua intenção é usar como plataforma de games hardcore, não é a melhor opção. Não que não rode jogos, roda sim, porém, esqueça altos níveis de detalhe ou configurações no mega-ultra-power… simplesmente esqueça isso.

galaxy-tab-a7-t500-3

Sou desenvolvedor de coração. Porém, atualmente trabalho como Coordenador de TI. E sabe como uso os recursos do Galaxy Tab A7 T500 para que me traga mais produtividade e facilite o meu trabalho? Bem, com ele uso os seguintes aplicativos para as funções que também explico a seguir:

Intelbrás ISIC Lite: Acesso ao sistema de CFTV da empresa de onde estiver

Runrun.It: Gerenciador de tarefas e afazeres, onde coloco coisas que tenho que fazer durante o mês, com horários e datas de deadline. Tem sua interface web, onde faço o gerenciamento e pelo tablet, vou acompanhando e alimentando o sistema à medida que cada task for sendo feita.

Remote Desktop 8: Talvez, um dos mais importantes. Aplicativo da Microsoft onde em seu nome já diz tudo, serve para acesso remoto, e com ele, acesso exclusivamente o servidor principal da empresa, onde posso fazer todo gerenciamento de onde estiver. O mais legal, é que ele carrega a tela exata do computador remoto, dando uma experiência perfeita de uso de um computador Windows, onde fica ainda melhor com o uso de meu teclado dobrável bluetooth.

Wifi Analyzer: Usado para tirar o máximo possível de redes wifi. Com ele vejo os melhores canais, qualidade de conexão e sinal etc.

Mobile SSH: Usado para acessar e configurar switches e servidores.

QuickEdit Pro: Editor de textos rápido, e excelente para programar.

Termux – Terminal de comando Linux no android.

Microsoft Office: Esse é autoexplicativo. Ter seus documentos totalmente sincronizados e poder ter acesso aos mesmos em qualquer lugar, é excelente.

PingTools Pro – Conjunto excelente de ferramentas de rede. Temos ferramentas para ping, tracert, scan, mapeamento, port scanner e outra dezena de ferramentas importantes para qualquer administrador de rede.

Google Agenda: Gerenciamento de compromissos, lembretes e eventos. Tenho sincronizado com todos os meus devices.

WordPress: Onde posso escrever posts, editar conteúdos e gerenciar meus sites.

Resize Me! Pro: Reduz e redimensiona fotos. Uso app em parceria com o WordPress.

FTP Tool – The FTP Server e FTP Client: Além de cliente FTP, você pode tornar seu dispositivo em um servidor de arquivos, compartilhando pastas e arquivos em sua rede. Estou usando a versão free, se gostar, passo para a versão paga.

Solid Explorer: Esse tenho não só no tablet, quanto em meu smartphone também. Além de ser um dos melhores gerenciadores de arquivo da plataforma, tem a possibilidade de conectarmos alguns serviços de armazenamento na nuvem, o que é uma mão na roda. O que acho bem legal também, é poder acessar computadores e pastas compartilhadas na rede que administro.

Bluemail: Apesar de não ser o gerenciador de email que mais gosto, ele é um dos que tem a visualização horizontal. Para mim, o melhor é o Spark, mas infelizmente, ele não tem essa visualização própria para tablets, o que é uma pena! Pois a versão para iOS tem essa possibilidade.

galaxy-tab-a7-t500-4

Pushbullet: Simplesmente excelente. Com esse aplicativo, posso compartilhar facilmente entre meus devices (tablet, smart, pcs, notebooks) imagens, texto, arquivos, com rapidez e segurança.

Evernote: Outro aplicativo que faço questão de pagar assinatura para manter sincronizado todas minhas anotações entre meus devices.

Trello: Ferramenta colaborativa que uso para gerenciamento de projetos.

Onedrive: Com a assinatura do Office 365, tenho 1tb na nuvem para armazenamento de arquivos e ao mesmo tempo, troca e compartilhamento deles entre meus devices.

Teamviewer: Uma das minhas principais ferramentas de trabalho. Além de gerenciar e coordenador a TI na empresa onde trabalho, dou suporte técnico a equipamentos e programas de telemedicina em várias localidades na Bahia e no Brasil. Em todas, temos o Temviewer instalado, onde faço acesso remoto e mantenho os sistemas em ordem. E outra vantagem, é que onde eu esteja na empresa, posso sentar-me, montar o tablet com teclado e acessar a máquina que esteja precisando de apoio, e com isso não preciso por exemplo, descer para minha sala e fazer isso na frente do notebook, que é minha máquina principal.

Fing: Ferramenta de varredura e monitoramento de redes.

Consigo rodar esses programas sem nenhum problema ou travamento, o multitask funciona lindamente.

E diversão no Galaxy Tab A7? Nada?

Quem disse?! Também uso o tablet para distração, afinal, ninguém é de ferro! No Galaxy Tab A7 T500, tenho meus programas para ouvir música, ler livros e alguns poucos jogos. São eles:

– Moon+ Reader Pro: Um excelente leitor de livros para Android. Com ele consigo adicionar os livros que baixo da internet e ler sem problemas. É compatível com uma enormidade de arquivos como EPUB, PDF, DJVU, AZW3, MOBI, FB2, PRC, CHM, CBZ, CBR, UMD, DOCX, ODT, RTF, TXT, HTML, MD(MarkDown), WEBP, RAR, ZIP ou OPDS.

– SuperRetro 16 (Snes Emulator): Emulador de SNES

Amazon Prime Video: meu serviço de streaming preferido. Séries e filmes na palma da mão. Hora do almoço diferenciada 😀

Kindle: Para ler minha coleção de livros pagos que tenho na Amazon. Excelente e com várias configurações e possibilidade de personalização.

Spotify: Outro aplicativo que tenho assinatura e que levo não só no smartphone, como também no tablet e no notebook.

Feedly: Organizador de feeds para leitura de notícias. Excelente.

RetroArch: Famoso conjunto de emuladores de várias plataformas. Esse ainda não testei, mas já está aqui instalado e sendo devidamente configurado.

Pois então, viram a quantidade de programas que uso? Estou sempre procurando mais aplicativos para testar e que possam me ajudar a ser ainda mais produtivo. E isso tudo com um tablet com processador Snapdragon 662 e apenas 3gb de ram, o que contraria totalmente o que o pessoal do Loop Infinito me falou em live, dizendo que esse tablet é de entrada e que eu não conseguiria fazer muita coisa com ele. Para o que faço, existe algum sentido em por exemplo, se gastar mais de 4000 reais em um tablet, para fazer o que faço em um que me custou 1000? Nem se eu tivesse dinheiro sobrando…

Para finalizar esse enorme texto, posso dizer que sim, recomendo fortemente o Galaxy Tab A7 T500 como ferramenta de trabalho e estudos. Só não recomendo para o gamer que quer tirar o máximo em gráficos e desempenho em jogos, para esse público, esse modelo não é indicado.

E vocês? Usam tablets para estudos e trabalho? Qual modelo? Mandem suas opiniões nos comentários.

Etiquetas
Mostrar mais

Alex Rodrigues

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor dos antigos expertstech.net e technodia.net

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar