Banda LargaBroncaCotidianoGeekNerdRedes

GVT: internet problemática e troca do modem Opticom DSLink 260e

Semana passada, uma coisa bem estranha aconteceu aqui com minha conexão da GVT. Em todos os testes de velocidade que fazia utilizando o site Speedtest.Net, o ponteiro do download cravava nos 10mb e não saia de lá para nada, o que me deixou bastante chateado, já que minha conexão é de 15mb.

Mudei o DNS da GVT para o dns do Google, que usa a faixa:

8.8.8.8 e 8.8.4.4

Após novos testes, nenhuma melhora foi identificada e meus download não passavam de 10mb. Liguei para GVT e a atendente me fez fazer aqueles testes de praxe… Desliga modem, um Opticom DSLink 260e, espera sincronizar, tenta de novo e nada… Uma visita de um técnico foi agendada para o sábado passado 18/08. O rapaz só veio aparecer aqui em casa ás 20:00hs! Sendo que eu tinha um compromisso ás 21:00hs…

modem adsl opticom dslink 260e

Ao chegar aqui a primeira coisa que o técnico fez, foi isolar meu modem e testar um da ZTE que ele mesmo trouxe, cujo modelo é ZXV10 W300n, que além de modem é router. O mesmo testou e a velocidade alcançada foi de 17mb no download! O que é normal, pois apesar de não ser nenhuma santa, a GVT costuma entregar mais que a Oi/Velox. Na minha época de Velox, com minha conexão de supostos 2mb, nunca consegui alcançar essa taxa no download, sempre chaguei ao máximo de 1.7/1.8mb. Depois disso, ele colocou meu modem de volta no lugar, sincronizou e voltou a bater apenas 10mb no teste do Speedtest. Ao acessar as configurações avançadas do modem, na seção de “Upstream” e “Dowmstream”, estava setado lá que, ele só atingiria no máximo 12mb! E nem isso estava chegando.

O que vale ressaltar aqui é que, nessa mesma semana, uns 3 dias antes da visita do técnico, liguei para GVT para falar sobre minha linha de telefone e antes mesmo de aparecer as opções da atendente eletrônica, uma mensagem disse que estaria fazendo uma atualização no serviço de internet para “melhorar” a minha conexão… Disse que após a ligação, que era para desligar o modem por 10 minutos e religar. Assim o fiz e depois disso, nunca mais minha conexão foi a mesma.

Más voltando ao modem, ao ver esse problema de configuração, o técnico nem quis mais tentar fazer nenhum outro teste. Ele me disse que iria deixar um modem novo, igual ao que ele realizou o teste. E deixou um ZTE novinho em folha aqui em casa. A pesar de não ter nenhuma informação sobre este modelo em específico, sei que a ZTE é especialista em modens o que me deixou bem tranquilo. Já vai aqui 5 dias de uso com o novo modem e até o presente momento não tenho do que reclamar:

teste conexão GVT

Para efeito de testes, baixei o Windows 8, tanto x86, quanto o x64 bits, além do filme Imortais. Tudo deu aproximadamente 8gb, que via torrent, chegou em quase 3 hs de download. Continuarei os testes e espero não ter nenhuma surpresa. Se bem que, o último modem router que a GVT deixou aqui, foi uma decepção monstra. Foi um Sagemcom 1704 que, só fazia derrubar minha conexão.

A infraestrutura aqui está assim: O modem ZTE recebe a conexão (desabilitei o wifi nele, deixando apenas a função de modem), passa para o router TP-Link TL-WR740N que, com suas 4 portas ethernet, manda o sinal via cabo para um pc que fica na sala e uso como media-center e também o sinal wifi para o notebook que fica no escritório e demais devices (smartphones e tablets).

A única coisa mais ou menos chata, é que aqui no escritório o ping é mais alto. Como podem ver na imagem acima, oscila entre 15/18 milisegundos e já na sala, fica sempre em 5 milisegundos. Não atrapalha em nada, eu que sou chato mesmo 🙂

Bem amigos, é isso. Por enquanto aqui está tudo ok. Caso aconteça alguma anomalia ou alguma novidade, manterei vocês informados.

{}!

[lomadeewpro category=’6424′ keywords=’notebook’]

Etiquetas
Mostrar mais

Alex Rodrigues

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor dos antigos expertstech.net e technodia.net

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar