
A série Galaxy S23 marca a primeira vez desde 2015 que uma família Galaxy S é alimentada por um único processador, já que os três modelos Galaxy S23 são alimentados pelo processador Snapdragon 8 Gen 2. Esperamos que este seja o caso da série Galaxy S24 de 2024 também, mas um veículo de notícias coreano está sugerindo o contrário.
O portal de notícias de negócios Maeil, relata que a Samsung está desenvolvendo o processador Exynos 2400, com vistas a usá-lo na série Galaxy S24 no próximo ano. A publicação ainda afirma que espera-se que o chip seja produzido em massa em novembro de 2023, no mais tardar.
No entanto, não estamos tão certos sobre esse relatório. A maior razão para o nosso ceticismo é o fato de a Qualcomm e a Samsung terem assinado um acordo em 2022 que torna os chips Qualcomm Snapdragon os únicos chipsets dentro dos telefones emblemáticos da linha Galaxy S.
O CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, observou na época que este era um acordo “multi-anual”, o que sugere que a série Galaxy S24 será alimentada apenas por chips Snapdragon. Portanto, definitivamente não estamos esperando um Galaxy S24 alimentado por Exynos em 2024.
O Galaxy S23 FE com Exynos 2200 está chegando?
Além disso, a Maeil também corroborou um relatório recente de que o Galaxy S23 FE está a caminho e será alimentado pelo processador Exynos 2200 do ano passado. A publicação afirmou que o telefone será lançado na segunda metade de 2023 e que pode custar 800.000 won (~$608). Além disso, afirmou que a Samsung melhorou a taxa de rendimento do Exynos 2200, fazendo mudanças de design não especificadas.
Vale lembrar que os rumores antes do lançamento do Galaxy S22 sugeriram que a Samsung reduziu drasticamente a velocidade do clock da GPU do Exynos 2200 devido a preocupações com aquecimento. Portanto, se realmente foram feitos essas mudanças de design internos nos componentes, sim, poderemos esperar uma melhora no desempenho dessa nova versão.