BroncaMicrosoftSistemas OperacionaisToscoTutorialVida DigitalWindows

Windows 7 não inicializa? Saiba como resolver!

Você que é usuário “normal” de Windows, acredito que deve deixar as atualizações serem feitas de forma automática não é? Isso a princípio é bom, pois o sistema faz tudo e não nos importuna com assuntos que as vezes fogem da nossa compreensão. Más, talvez essa não seja lá uma boa idéia…

A Microsoft, liberou um pacote de atualizações essa semana que, além de algumas coisas, NÃO DEIXA MAIS SEU COMPUTADOR/NOTEBOOK INICIAR! Interessante não? Pois é, uma atualização de identificação KB2823324, está deixando muita gente que usa o Windows 7 de 32bits (versões de 64bits estão fora de perigo) de cabelo branco, pois o computador pode não inicializar mais o sistema operacional.

Além de aparecer uma tela preta informando erro no disco e solicitando um chkdsk, pode aparecer também, uma tela azul tal qual essa ai em baixo:

problema-inicialização-windows7

Más ok. O que podemos fazer para resolver isso? Bom, além de amaldiçoar a Microsoft, poderá fazer os seguintes passos (agradecemos ao amigos do Clube do Hardware pela solução!)

  • Durante o boot, tecle F8 continuamente até aparecer um menu com opções de boot;
  • Escolha a opção “Modo de segurança com prompt de comando”;
  • Digite o seguinte comando, trocando “C:” pela letra do disco onde o Windows está instalado: dism.exe /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions
  • Reinicie o computador.

Se não der certo, pegue seu DVD do Windows 7, e faça boot através dele. Quando aparecer a interface do Windows, clique na opção “Reparar o computador”, clique em Prompt de Comando e digite o comando acima.

Não deu certo? Feche o prompt de comando, clique em “Restauração do Sistema” e siga as instruções. Se ainda não for possível fazer boot, substitua o arquivo ntfs.sys por uma versão mais antiga seguindo estas instruções.

Quando você enfim fizer boot no Windows 7, evite que o problema volte desativando a atualização KB2823324. Abra o menu Iniciar, digite “update” e clique em Windows Update. Clique na lista de atualizações a serem instaladas, procure a atualização que termina em KB2823324, e clique na caixa ao lado dela para desmarcá-la.

Para imprevistos como este, é importante preparar um disco de boot. Primeiro, baixe o Ubuntu. Depois, coloque um DVD vazio no seu computador, clique com o botão direito no arquivo baixado, escolha “Gravar imagem do disco”, e clique em Gravar. Agora, quando você não conseguir entrar no Windows, faça boot através deste DVD: você poderá ter acesso a seus arquivos e à internet, e será mais fácil procurar por soluções ou continuar trabalhando.

A Microsoft ainda não divulgou uma solução para o bug no Windows 7, mas manteremos vocês informados quando isso acontecer. Vale lembrar que outras versões do Windows (8, Vista, XP) não são afetadas pelo problema.

{}!

Mostrar mais

Alex Rodrigues

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor dos antigos expertstech.net e technodia.net

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo