CloudGestãoLinuxMercadoTecnologia da Informação

Red Hat diz que nuvem vai impulsionar mercado de Open Source

O Cloud Computing ainda exige um processo de aprendizado das empresas usuárias, mas qualquer que seja sua evolução, este novo modelo de computação irá impulsionar fortemente o mercado de open source. Esta avaliação é feita pela Red Hat, maior empresa global no segmento de código aberto, que participou do congresso internacional JustJava, concluído no último fim de Semana (8 de Junho) em São Paulo.

De acordo com Diógenes Rettori, Diretor de Marketing de Produtos Middleware da Red Rat para a América Latina, o futuro próximo da tecnologia será composto por Nuvens Híbridas (Hybrid Clouds) – migrações de uso entre Nuvens Privadas e Públicas. Segundo ele, o que diferenciará uma organização da outra será sua capacidade de gerenciamento dessas nuvens.

Para a Red Hat, não existe Cloud sem Open Source. Ela aponta, como exemplo, o virtualizador  Linux KVM, hoje o mais utilizado nas nuvens públicas.

Já sobre os riscos das nuvens, o principal, segundo ele, está no ônus de desenvolvimento, que recai diretamente sobre as empresas. “Elas precisam comprar hardware para testes, aguardar a entrega, testar e configurar o sistema operacional, instalar e configurar banco de dados e cuidar das ‘application lifecycle management’ e outros itens podem ser ainda mais dramáticos”, prossegue o diretor. Para facilitar essas tarefas, a Red Hat dispõe do Openshift. O foco deve estar com o código, e não com a infraestrutura para desenvolvimento..

cloud-computing

Big Data

Segundo Diógenes Rettori: “há uma grande barreira ainda a ser transpassada pela maioria dos usuários, que é a dificuldade de acesso ao dado, e sua federação. É preciso tomar muito cuidado com os projetos de Big Data que criam mais silos de dados. Bases de dados são vírus. A inteligência, e o que já diferencia os fornecedores, é a capacidade de atender aos grandes Vs do Big Data (Velocity, Variety, Volume) sem comprometer ou aumentar custos de gerenciamento e manutenção destes”, explica.

Para a Red Hat, a empresa que irá liderar a Big Data vai ser aquela capaz de trabalhar com padrões abertos, que não necessitam de altos investimentos de aquisição ou operação quando há expansão, e acima de tudo deve ser Open Source. O JustJava 2013 foi a 12ª edição do evento internacional de desenvolvedores, promovido pela SUCESU-SP – Sociedade Brasileira dos Usuários de Informática e Telecomunicações, que este ano contou também com a presença da Microsoft e Intel, além da Oracle e outros gigantes da TI.

Via Assessoria de Imprensa

Mostrar mais

Alex Rodrigues

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor dos antigos expertstech.net e technodia.net

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo